segunda-feira, junho 17, 2024

InícioÚltimas NotíciasVacinação contra a Covid-19 é retomada na segunda-feira em JF

Vacinação contra a Covid-19 é retomada na segunda-feira em JF

A imunização contra a Covid-19 em Juiz de Fora segue nesta segunda-feira (18), em Juiz de Fora. De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Município segue disponibilizando as doses normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no Departamento de Saúde da Mulher Gestante, Criança e Adolescentes (DSMGCA) e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) – exclusivamente para idosos. Os idosos de 70 anos ou mais podem tomar a quarta dose contra a doença causada pelo coronavírus.

As pessoas que, por algum motivo, ainda não tenham se vacinado contra a Covid-19 podem receber a imunização em qualquer um dos postos de vacinação. A aplicação de vacinas acontece nas UBSs de 8h às 10h30 e de 13h às 16h, com exceção das unidades de Benfica, Milho Branco e Nossa Senhora das Graças, que vacinam de 17h às 19h. O DSMGCA e o DSI aplicam as doses entre 8h e 16h.

Simultaneamente, a Saúde realiza campanha de vacinação contra o sarampo para os trabalhadores da saúde com 30 anos ou mais. A vacina contra a doença, assim como o imunizante contra a Influenza, pode ser recebida pelo público-alvo juntamente com os imunizantes contra a Covid-19.
A vacinação contra a Influenza passa a atender, na segunda, idosos de 70 anos ou mais e trabalhadores da saúde com 30 anos ou mais. A aplicação acontece nas UBSs do município e no Departamento de Saúde do Idoso.

Segundas doses – adulto

Nesta segunda-feira, o calendário vai contemplar todas as pessoas que receberam a dose inicial de Janssen há pelo menos dois meses.

Já a aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Na segunda, devem vacinar aqueles cuja data de retorno indica 18 de abril ou data anterior. A aplicação da segunda dose da Coronavac também segue a data prevista no cartão.

O conteúdo continua após o anúncio

Quem recebeu a primeira dose da Pfizer até 27 de março pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda dose nesta segunda.

Reforço

As doses de reforço são destinadas às pessoas de 18 anos ou mais, que receberam a segunda há, pelo menos, quatro meses (até 18 de dezembro). Os idosos que vão receber primeira, segunda dose ou vacina de reforço – incluindo a quarta aplicação -, além destes locais, podem ser vacinados no DSI, das 8h às 16h. Os imunossuprimidos que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias também devem receber o reforço.

Documentação

As pessoas que vão receber a primeira dose devem apresentar originais e cópias de documento de identificação com foto (como documento de identidade (RG) ou carteira de motorista) e o CPF, caso o número do mesmo não conste na identidade, além da ficha de vacinação impressa e preenchida. Os pré-adolescentes e adolescentes que não tiverem o documento de identidade podem apresentar a certidão de nascimento.

As pessoas que vão receber a segunda dose e o reforço precisam apresentar apenas a ficha de vacinação, o cartão de vacina e um documento de identificação com foto, enquanto os imunossuprimidos, além destes documentos, devem apresentar um laudo ou atestado médico datado de, no máximo, 12 meses, comprovando a condição.

Para as crianças

As crianças com 5 anos ou mais podem receber as primeiras e segundas doses em todas as UBSs e no DSMGCA, bem como as vacinas de rotina. O intervalo entre a primeira e segunda aplicação da dose contra Covid-19 é de oito semanas com a Pfizer e de 28 dias com a Coronovac.

Seguindo recomendações dos órgãos competentes, as crianças que forem se vacinar não podem ter recebido outro imunizante nos últimos 15 dias e não deverão receber nova vacina nos 15 dias posteriores à primeira dose da Pfizer. Além disso, é necessário que a criança fique de 5 a 20 minutos no local após a vacinação, para serem observados casos de possíveis reações.



FONTE: TRIBUNA DE MINAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS