Nos anos 80, poucas pessoas se importavam com a taxa de quadros nos jogos. No entanto, as coisas mudaram significativamente nas últimas duas décadas, pois a alta taxa de quadros se tornou um dos maiores fatores para desfrutar de um jogo.
Mesmo os consoles da geração atual oferecem dois modos para os jogadores hoje em dia, para que eles possam escolher entre o modo de desempenho ou qualidade e jogar o jogo como quiserem.
Dito isto, existe realmente uma diferença tão grande entre 60 FPS e 30 FPS? Mais framerate é sempre bom? Todos os jogos ficam melhores com FPS mais alto e realmente o abraçam? A resposta para todas essas perguntas é sim. Vejamos alguns dos melhores jogos mostrando que 60 FPS é o caminho a percorrer.
Jogos em que o framerate faz a diferença
Dark Souls
Dark Souls é um jogo que define o gênero e o título que trouxe ao desenvolvedor FromSoftware sua merecida fama. É um clássico porque apresenta quase tudo o que torna um jogo do tipo Souls bom, seja o combate acirrado, grandes encontros com inimigos, design de níveis notável e história memorável.
Infelizmente, Dark Souls nos consoles de última geração não eram a versão mais ideal do jogo, pois apresentavam terríveis quedas de quadros, especialmente em áreas como Blighttown.
Isso foi até a FromSoftware lançar Dark Souls Remastered, dando aos jogadores o luxo de experimentar o clássico cult em 60 FPS.
Devil May Cry 5
Em 2019, Devil May Cry 5 foi lançado em todas as principais plataformas e se tornou o jogo de ação e aventura obrigatório do ano. O título hack-and-slash da Capcom foi elogiado por seu design de jogo brilhante, variedade de personagens, visuais de tirar o fôlego e sistema de combate.
Infelizmente, os consoles de última geração não fizeram jus ao jogo, pois não ofereciam um modo impecável de 60 FPS.
Isso foi até que Devil May Cry 5: Special Edition foi lançado no Xbox Series X e PlayStation 5 e deu aos jogadores uma experiência desbloqueada semelhante ao PC. A taxa de quadros mais alta parece boa e dá aos jogadores uma vantagem ao fazer combos mortais com um timing perfeito.
Marvel’s Spider-Man
Marvel’s Spider-Man foi lançado no PlayStation 4 em 2018 e se tornou um dos exclusivos obrigatórios do console.
Ele tem um enredo incrível, ótimos personagens, boas reviravoltas e gráficos de arregalar os olhos. Além disso, o jogo da Marvel tem um combate satisfatório e apresenta a mecânica mais suave da história da famosa série de super-heróis.
Dito isto, Marvel’s Spider-Man Remastered no PlayStation 5 e PC pegou tudo sobre o jogo e o tornou ainda melhor. Ele oferecia visuais 4k, ray tracing, melhores modelos de personagens e iluminação. No entanto, a melhor adição ao jogo foi uma taxa de quadros mais alta, o que fez com que toda a experiência parecesse mais com o Homem-Aranha.