As pessoas atingidas pelas chuvas dos últimos dias pagarão pela média dos 12 meses anteriores nas tarifas de água e esgoto da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) na conta referente ao mês de janeiro em quatro bairros. De acordo com a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a medida, anunciada nesta quarta-feira (25), um dia após o temporal que alagou o Bairro Santa Luzia, contempla tanto consumidores residenciais e comerciais quanto industriais.
O cálculo será aplicado, inicialmente, na conta referente ao mês de janeiro, na qual será contabilizada apenas a média dos últimos 12 meses. Entretanto, segundo a Prefeitura, caso novos problemas ocorram, a medida pode se repetir. Desta vez, serão contemplados consumidores dos bairros Santa Luzia, Mariano Procópio, Democrata e Industrial.
A prefeita Margarida Salomão (PT) pontuou, em vídeo publicado nas redes sociais, que enquanto são procuradas soluções estruturais definitivas para os problemas causados pela chuva em Juiz de Fora, a medida é paliativa, “como uma forma de reconhecer o sofrimento que está atingindo essas pessoas”, disse Margarida.
Segundo a Prefeitura, o cálculo pela média será exclusivo e automático para os moradores das avenidas Santa Luzia, Vereador Laudelino Schettino e Lúcio Bitencourt, bem como das ruas Ibitiguaia, Torreões, Porto das Flores, Água Limpa, Benjamin Guimarães, Professora Violeta Santos, Senador Feliciano Pena, Henrique Simões e Tomaz Cameron.