Salário mínimo de R$ 1.320 entra em vigor | Brasil

0
31

O salário mínimo no valor de R$ 1.320 entrou em vigor neste domingo (1º). O reajuste foi aprovado pelo Congresso Nacional no mês de dezembro do ano passado, a fim de compensar a desvalorização do real diante da inflação.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo necessário para satisfazer as necessidades básicas (alimentação, moradia, vestuário, educação, higiene, transporte, lazer e previdência) de uma família com quatro pessoas deveria estar em torno de R$ 6.575,30. Em 2022, o valor era R$ 1.212.

O reajuste com 2,7% de ganho real, ou seja, superior à inflação do último ano, amplia as despesas federais em cerca de R$ 6,8 bilhões. As aposentadorias administradas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e vários benefícios sociais e trabalhistas, como seguro-desemprego, abono do PIS/Pasep, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros, são atrelados ao piso nacional.



FONTE: R7