domingo, julho 21, 2024

InícioMÚSICASAlgoritmo? Gravadora? Web questiona #1 de Sabrina Carpenter no Spotify

Algoritmo? Gravadora? Web questiona #1 de Sabrina Carpenter no Spotify

Sabrina Carpenter segue ocupando as duas posições mais privilegiadas do Top 50 Global do Spotify, e os singles “Please Please Please” (#1) e “Espresso” (#2) acumularam, juntos, mais de 23,2 milhões de plays apenas nas últimas 24 horas. Acontece, porém, que nem todo mundo está satisfeito com o sucesso estrondoso da cantora, e usuários da plataforma reclamam que ouvem suas músicas mesmo sem querer… Entenda a discussão!

LEIA MAIS:

Sabrina vive o seu melhor momento, até aqui, no que se refere a desempenho de suas músicas e charts. Foto: Maggie Friedman

Desde que o smash hit “Espresso” começou a ganhar popularidade a nível mundial, entre o final de abril e o início de maio, vários usuários do Spotify usam as redes sociais para reclamar que a música tem sido reproduzida em suas contas no tocador de áudio ainda que eles, de fato, não deem play nela.

Essas pessoas, de diferentes regiões do mundo, reportam que assim que terminam de ouvir uma música, independentemente do gênero ou artista, imediatamente começa a tocar “Espresso”. Alguns deles relatam, agora, que o mesmo tem acontecido com “Please Please Please”, atual aposta da cantora, que é no presente momento a música mais consumida do Spotify, a nível global.

O tal fenômeno tem gerado discussão na internet, e feito muita gente questionar como Sabrina chegou ao topo das paradas e tem se mantido lá por tanto tempo. Muitos dos internautas acreditam que a movimentação não é orgânica, e alguns até insinuam um “acordo” entre a gravadora da cantora, a Island Records, e o Spotify, para que as músicas dela sejam sempre recomendadas pela plataforma.

Outros, por sua vez, destacam a função autoplay, que permite que o algoritmo da plataforma reproduza uma música relacionada aos gêneros e artistas que o usuário está habituado a ouvir – embora alguns deles enfatizem o fato de receberem Sabrina como indicação quando sequer escutam música pop.

Atualmente, Sabrina é a 16ª artista mais consumida no Spotify. O sucesso de seus últimos dois singles fez crescer vertiginosamente sua procura na plataforma – ela é dona de um montante de 70,9 milhões de ouvintes mensais. “Espresso”, sua atual música mais popular no tocador, supera 580 milhões de plays, enquanto “Please Please Please” está prestes a bater 100 milhões.

Veja a discussão na web:



FONTE: PORTAL POP LINE

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS