O campeão mundial de xadrez de 2024 subiu e é o mais jovem de todos os tempos. Ontem, durante o Campeonato Mundial de Xadrez 2024, Gukesh Dommaraju, conhecido como Gukesh D, derrotou o campeão anterior Ding Liren. A partida consistiu em 14 jogos no total: Liren venceu 2, Dommaraju venceu 3 e o resto terminou empatado, o que significa que toda a partida terminou em 7,5-6,5 (vencer é um ponto, empate se metade para cada).
O cenário mais provável seria um tiebreak a ser disputado no dia seguinte, mas Liren cometeu um erro chocante no 14º e último game. Na verdade, inicialmente Dommaraju não percebeu a magnitude do erro que seu rival havia cometido, até que sorriu.
Liren percebeu seu erro fatal, mas era tarde demais. “Fiquei totalmente em choque quando cometi um erro, sua expressão facial mostra que ele estava muito animado, feliz”, disse o chinês, conforme relatado pelo Chess.com.
Gukesh começou a chorar após a vitória e disse que foi o maior momento de sua vida. Como o India Today relatou, quando tinha onze anos, Gukesh disse a um repórter que seu sonho era “se tornar o mais jovem campeão mundial”, em um vídeo que se tornou viral.
Agora, o primeiro-ministro indiano Narendra Modi o parabenizou, assim como Viswanathan Anand, o ex-campeão mundial indiano de xadrez. O ex-campeão mais jovem foi Garry Kasparov, de 22 anos quando se tornou campeão pela primeira vez em 1985, título que defendeu seis vezes.
Curioso para testar por si mesmo? A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) postou a partida completa recriada pelo Google, para que você possa ver o movimento exato que causou o erro final de Liren. Precisamente, esse movimento é 55.Tf2??.