A última rodada do Brasileirão-2024 reserva fortes emoções no próximo domingo, dia 8 de dezembro. Se o Botafogo está muito perto de conquistar o tricampeonato nacional na partida contra o São Paulo, a luta contra o rebaixamento está fervendo, com quatro clubes ameaçados para uma vaga na Série B: Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR e Red Bull Bragantino.
O Botafogo precisa de apenas um pontinho para gritar “é campeão” diante de sua torcida e de um São Paulo totalmente “desinteressado” no Nilton Santos. Por que “desinteressado”? Porque vencendo, empatando ou perdendo, o Tricolor terminará o campeonato na sexta colocação, com a vaga direta na fase de grupos da Libertadores-2025 e com os R$ 36,1 milhões de premiação garantidos pela CBF.
E não para por aí. Há um outro ponto, esse mais já no imaginário do torcedor, para que o São Paulo não faça tanto esforço para complicar a vida alvinegra. O time de Luis Zubeldía pode evitar que o rival Palmeiras iguale o tricampeonato seguido inédito do time comandando por Muricy Ramalho em 2006-2007-2008. E o discurso no Morumbi já é de “descanso”, “importância das férias” e até de “evitar lesões” por conta do gramado sintético do Nilton Santos (o que é uma falácia).
Fluminense com risco de ‘pagar a Série B’
Não bastando todo o cenário favorável, o Palmeiras, único que pode tirar o título do Botafogo, precisa vencer obrigatoriamente um Fluminense ameaçado de rebaixamento no Allianz Parque. Para não depender dos outros resultados da rodada final, a equipe de Mano Menezes precisa pelo menos empatar para seguir na elite do futebol brasileiro. Objetivos distintos, não vai faltar emoção.
Veja a situação do Z4 do Brasileirão-2024:
