A Polícia Civil prendeu preventivamente, nesta terça-feira (22), um homem de 31 anos suspeito de furtar combustível da Prefeitura Municipal de Tapejara, no Noroeste do Paraná. Os furtos ocorreram entre dezembro de 2024 e março de 2025, totalizando cerca de 310 litros de óleo diesel desviados do patrimônio público.
De acordo com a delegada responsável pelo caso, Thais Emi Fujihara, os boletins de ocorrência apontam cinco episódios distintos de furto, com os seguintes volumes aproximados de combustível subtraído: 100, 70, 30, 50 e 60 litros. O objetivo do suspeito, segundo as investigações, era revender o diesel.
O homem, que não teve a identidade revelada, adotava sempre o mesmo método para cometer os crimes: escalava o muro da sede da Prefeitura durante a noite e utilizava uma mangueira para retirar o combustível dos tanques de veículos estacionados no pátio, como caminhões e tratores utilizados na prestação de serviços públicos.
“É importante destacar que, em casos como este, a vítima direta não se resume ao ente público, mas abrange toda a coletividade. A subtração de combustível destinado à frota municipal compromete diretamente a prestação de serviços públicos essenciais à população”, afirmou a delegada Fujihara.
Após ser detido, o suspeito foi encaminhado ao sistema penitenciário. Ele deve responder pelo crime de furto qualificado, cuja pena pode variar de dois a oito anos de prisão, além de multa.
FONTE: PORTALTOCANEWS